quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bulgária, a pérola dos Balcãs

O post de hoje é sobre um destino turístico de excelência, que fica a 3500 quilómetros de Portugal... a Bulgária.

A Bulgária é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia.

Este belíssimo país participou na II Guerra Mundial, ficando com o término desta sob influencia da União Soviética. As marcas do domínio soviético ainda hoje são visíveis em cidades como Sófia, a capital e maior cidade do país. 

A 1 de Julho de 2014, pelas 17 horas (hora local) cheguei ao aeroporto de Sófia - acompanhada de dois colegas meus de trabalho - mas o que era apenas uma escala entre voos tornou-se num passeio bem agradável. O custo de vida local não é muito elevado e o táxi é o meio de transporte mais recomendado para fazer a viagem entre o aeroporto e o centro da cidade. Alugámos táxi no aeroporto e dissemos que queríamos ir para o centro da cidade, no entanto, o "city center", em búlgaro, significa centro comercial e foi para lá que o taxista nos levou, para o maior centro comercial da cidade. O preço da viagem de táxi rondou os 6 euros, mas valeu a pena. Claro que não fomos às compras, mas caminhamos um pouco pela cidade, fomos a um jardim e fizemos a nossa primeira refeição no país - frango panado com batatas fritas e arroz (hum, delícia). E tudo isto com uma vista única sobre as cordilheiras dos Balcãs, que atravessam o país.

Às 23 horas deixamos Sófia para trás, em direcção a Burgas, numa viagem de avião que durou cerca de 1 hora. Burgas foi uma surpresa para mim. Uma cidade pitoresca, com muitas lojas de artesanato, restaurantes, bares, hotéis e um cheiro único, uma brisa marinha que conquista quem chega a uma cidade da qual apenas só sabe o nome. O mar Negro estende-se ao longo de toda a cidade, com uma água límpida e cristalina, que nos faz parecer que estamos no paraíso. Claro que não resisti e tive que dar um mergulho e a sensação não podia ser melhor, a água estava quente e com pouquíssimo sal. Ondas, mas o que é isso? o mar estava calmo e tranquilo, como tudo na cidade. 

Se procura um destino para ir de férias e fugir da rotina do dia-a-dia, então Burgas é a solução. E não pode deixar de visitar a Catedral, o Sea Garden (jardim que acompanha todo o passeio marítimo), as lojas de souvenirs e Nessebar, a velha e histórica cidade de Nessebar, que fica ligada ao continente por uma ponte, pois era uma antiga ilha.

As rosas dominam o país e o melhor presente para comprar para si mesma ou para os familiares são os cremes de rosas. Pessoalmente não gosto de rebuçados de rosas, por isso, optei por comprar cremes, que são ótimos e baratos.

A comida local é deliciosa e por 6 euros é possível fazer uma refeição completa. Os gelados são uma perdição que fazem qualquer um sair da dieta e restaurantes não faltam, mas aconselho a fazer uma refeição no Neptuno, um restaurante localizado na praia de Burgas, com uma vista encantadora sobre o mar. 

A moeda local é o Lev e pode ser cambiada facilmente numa das 1001 casas de cambio existentes na cidade.  1euro = 2lev

Deixo aqui a minha sugestão de um destino turistico a visitar! 



4 comentários:

  1. olá Rita!
    de facto aprece ser uma país interessantíssimo. obrigada pelas sugestões que aqui apresentas e que eu virei espreitar sempre que possível. espero que te inspires com os meus cozinhados também!
    beijinhos e votos de um fim de semana fantástico quase, quase aí!

    ResponderEliminar
  2. Que foto linda! Parece ser um destino maravilhoso! Da mesmo vontade de viajar para la! Adoro poder viajar atraves de fotos!

    ResponderEliminar
  3. Parece ser um destino de férias interessante!
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Que interessante teu post!Adorei saber sobre ela! Lindo! bjs,m tudo de bom,chica

    ResponderEliminar